sábado, abril 16, 2011

Um congresso de silêncios

Há uma lei de ferro dos partidos que dificulta o debate quando estão no poder. Não é por isso de estranhar que o congresso do PS deste fim-de-semana seja marcado pelos silêncios. As circunstâncias reforçam a tendência: em pré-campanha, perante um resgate financeiro e com Sócrates alvo sistemático de ataques pessoais, é compreensível que o PS cerre fileiras em torno do líder. Não vejo como este muro de silêncio possa ser vantajoso no médio prazo.
Contrariamente ao que aconteceu no PSD, os próximos meses revelarão uma convergência táctica dos vários PS, ainda que por razões estratégicas diferentes. Nas últimas legislativas, Passos Coelho não tinha interesse num bom resultado do PSD, no PS não há quem não deseje o melhor resultado possível. Sócrates porque disso depende o seu legado e os putativos sucessores porque querem liderar numa posição de força – nuns casos para exercerem uma oposição tribunícia (Assis), noutros para negociar com o PSD (Seguro).
As circunstâncias e a convergência táctica vão, mais uma vez, adiar debates nucleares.
Como consequência da opção por apenas governar em maioria absoluta ou isolado, no último ano e meio o PS afastou-se do arco da governabilidade. Como as maiorias absolutas são uma excepção no nosso sistema eleitoral, o PS tem de ter uma estratégia alternativa. Uma coligação com o PSD não é sustentável e coligações à esquerda não são programaticamente viáveis. Resta crescer eleitoralmente à esquerda. O que implica, por um lado, uma estratégia que esvazie o PCP autárquico – a âncora do poder do partido – e, por outro, romper com a ilusão de que é possível a um partido social-democrata viver de costas voltadas para o movimento sindical (um efeito colateral do deslumbramento sistemático com tudo o que é moderno).
Do ponto de vista programático há uma prioridade que se sobrepõe a todas as outras: abandonar a língua de pau em que se transformou o discurso sobre a Europa. Hoje, o consenso europeísta não representa nada. No passado, esse era um ponto de união entre PS e PSD, agora a linha de demarcação depende dos temas europeus. O dilema é simples: ou a social-democracia se reergue através de uma nova política europeia ou não tem futuro. Actualmente, o mantra do europeísmo não passa de uma encenação do fim.
Finalmente, o fechamento partidário. Nos últimos anos, o PS foi alternando entre simulacros de debate e silêncios ensurdecedores. A combinação de centralismo democrático com uma direcção focada na figura do líder é um factor de enfraquecimento. O PS não sabe promover debate orgânico e vive desconfortável com as vozes autónomas. Essa atitude diminui o pluralismo, tem enfraquecido a capacidade do partido para representar a sociedade e, ainda mais grave, reproduz uma volatilidade programática, particularmente notória desde o início da crise. Sem programa estável e sem novos protagonistas, o PS constrói o seu próprio declínio.
Talvez fosse útil ao PS discutir estes ou outros assuntos durante o fim-de-semana. Mas temo bem que seja pedir de mais.
publicado no Expresso de 9 de Abril