sábado, setembro 12, 2009

A palavra é importante


Numa cena de "Palombella Rossa", Michele, o alter ego de Nanni Moretti, enquanto procura um rumo entre os escombros do PCI, responde a uma jornalista, após um jogo de pólo aquático. A certa altura grita irritado - "quem fala mal, pensa mal. É preciso encontrar as palavras adequadas: as palavras são importantes". A política é também uma conversa que temos uns com os outros, logo falar bem é uma competência essencial. Para quem tenha visto os debates, fica claro que há três líderes que se sentem bem na dimensão tribunícia da política: Sócrates, Portas e Louçã. Depois há Jerónimo, cujo estilo patusco, adequadamente descrito como "comunismo de sociedade recreativa", tem servido para compensar o crescendo ortodoxo do PCP. Sobra Ferreira Leite.

Não é novidade: Ferreira Leite não domina a palavra. Se nos debates não houve gaffes, surgiu a outra face da mesma moeda: os raciocínios confusos e as frases por acabar.

O problema é que a líder do PSD não compensa essa fragilidade com uma afirmação tecnocrática, até porque se recusa a desvendar como é que o saber técnico poderia responder aos males nacionais. Aparentemente, esta negação das formas tradicionais de fazer política revela- -se mobilizadora. O que só pode ser visto como um perigoso sintoma de empobrecimento do sistema político, com a agravante de não inaugurar nada de novo. Desde logo porque não podemos esperar de quem fala mal que pense

publicado no i.